quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ser advogado: um sonho de Malcolm X

Quando menino, cheio de vida e de sonhos, Malcolm X teve a infelicidade de confessar para um dos seus professores que tinha um imenso desejo: ser advogado.

"Deixa disso menino, tu é negro, só o branco pode ser advogado. Procura outra coisa pra fazer, vai ser carpinteiro".

A vida do jovem menino, a partir do que lhe disse o professor, saiu dos trilhos. Envolveu-se com drogas, assaltos, orgias, chegou a ficar por um bom tempo preso.

Na prisão, tornou-se um discípulo de Maomé, um voraz leitor, um homem eloquente. Ao sair do cárcere passou a pregar nos púlpitos das igrejas, fazendo ecoar sua voz pela América, alcançando o reconhecimento mundial pela causa que defendia, a da justiça, a da liberdade, a da igualdade racial.

Seus discursos eram pura adrenalina - para muitos, violento - um verbo corajoso, temido, proferido para chocar, despertar, acordar, transformar.

Numa de suas entusiastas pregações, - muitas podem ser assistidas na internet - debaixo de constantes aplausos, falou:

"A polícia diz que tem informações que os fiéis de nossa religião tem ficha suja. Não há como ser negro nos Estados Unidos sem tem ficha suja. Martin Luther King foi para a cadeia. James Harme foi para a cadeia. Todo negro dos Estados Unidos que ficou cansado do inferno em que vive foi para a cadeia.

Moisés foi para a cadeia. Daniel foi para a cadeia. Não há um homem de Deus na Bíblia que não tenha sido preso quando se levantou contra a exploração e a opressão. Eles acusaram Jesus de desordeiro, não fizeram isso?"

Aquele menino que um dia quis ser advogado, conseguiu - para usar uma expressão forte que ele gostava de falar, "por qualquer meio necessário". Não precisou se formar numa faculdade, a advocacia rebentou nele por si mesma.

Tornou-se um grande advogado do direito, da dignidade da pessoa humana, do amadurecimento da civilização, e por isso foi assassinado, em 1965, aos 39 anos, quando discursava para seus seguidores.

A oratória de Malcolm X abriu as portas da libertação para o negro, inclusive, juntamente com outros sonhadores, para que um deles, mais na frente, chegasse à presidência dos Estados Unidos do América.

Um comentário:

Marcos Paulo disse...

A faculdade de direito é dos requisitos mínimos para exercer com sinceridade, sabedoria e serenidade a verdadeira advocacia, pois esta é para poucos. Malcolm X foi um grande exemplo, assim como tantos outros que puderam usar esse dom para o bem, para revolucionar nosso modo de ver as coisas.