quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Todo mundo tem sucesso quando faz aquilo que gosta

O auditório da escola AME estava apinhado de jovens estudantes dos últimos anos do ensino médio para ouvir a palestra Descobrindo a Vocação! Quem Sabe para o Direito? Quem Sabe para a Advocacia? que ministrei a convite da coordenação daquela instituição.

Falei durante meia hora, respeitando o mandamento dos antigos, que dizia: Seja breve e agradarás. Quando se fala para jovens nem sempre é fácil prender a atenção. Mas falar de direito, de advocacia, de julgamento, é algo que fixa a curiosidade da moçada, que vive um período de sonhos, de escolha profissional, ou melhor, vocacional, para usar uma palavra mais forte e realizadora.

Depois da explanação foi aberto para perguntas, um momento que gosto muito nas palestras, quando bem administrado. Uma pergunta atrás da outra, movimentação, jovens interessados, admiradores da profissão. Lembrei-me de que quando era professor sempre fazia aquela velha pergunta de quem quer ser o quê na vida, e na vez de indagar "Quem quer ser advogado?" não eram poucos os que levantavam o braço. A advocacia, em algum lugar do inconsciente humano faz a sua morada, daí a sua pujança, daí a sua fortaleza, daí o seu encanto popular.

Ao final, uma sessão de autógrafos para aqueles que adquiriram o livro Advocacia e Oratória ou do Homem de Bem que Sabe Falar, de minha autoria. A vocação de uma pessoa pode se despertar de muitas maneiras diferentes, em idades diferentes, e quanto mais cedo isso for descoberto, através do perscrutar a si mesmo, mais a pessoa estará de bem com a vida, pois como dizia Bob Dilan "todo mundo tem sucesso quando faz aquilo que gosta".

2 comentários:

Marcos Paulo disse...

Que bom que o senhor disponibilizou seu livro para estes jovens, espero que possa despertar a vocação de muitos, como despertou a minha. Apesar de eu ainda não ter 100% de certeza se é vocação, pois isso só saberei quando, de fato, atuar - estou me esforçando muito para isso. De qualquer forma, livros como o do senhor são inspiradores. Parabéns Dr. e estou esperando o próximo livro.

Sucesso.

Anônimo disse...

Brilhantismo...

Vejo que é essa a palavra que posso determinar para alguns jovens que exercem sua profissão com tamanha dedicação e se assim o fazem, fazem por prazer. E o sucesso poderá ser visto num futuro próximo diante de suas imaginações, visões e objetivos praticados no presente.

Por isso pra mim falar do futuro, pensar no futuro, imaginar o futuro de alguém é preciso voltar ao passado desse alguém e vê o quanto dedicado, esforçado ele poderá ter sido e principalmente vindo do interior, dessa forma entenderei e buscarei refletir sobre o seu presente e até o meu presente, o presente de alguém que se dedicou, se esforçou e hoje colhe os frutos de tão brilhante profissão.

Que muitos jovens e não só os jovens mas todos aqueles que queiram, possam espelhar-se em tantos outros jovens que de alguma forma com muito esforço buscaram e ainda buscam tocar a estrela que encontra-se dentro de si.

Vamos marchar !



* * *