quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As primeiras palavras já revelam

Li uma frase do renomado advogado René Ariel Dotti que me trouxe à lembrança um acontecimento que se passou há mais de 5 anos.

A frase:

"Pelas primeiras palavras do advogado é possível sentir qual será a reação dos membros de um tribunal".

O acontecimento:

Estava no Fórum Barão do Rio Branco quando um defensor público amigo meu chegou me dizendo que tinha surgido uma nova revelação no Tribunal do Júri, e que eu tinha que constatar a capacidade do jovem que estava trabalhando com ele, mas que precisava do meu aval para saber se o jovem era bom mesmo segundo meus critérios.

Marcou um dia para eu assistir o júri da nova revelação, sem esta saber de minha presença avaliadora. Disse-lhe que ia, mas numa condição, nos primeiros momentos da fala já poderia perceber se o rapaz tinha ou não talento, e dependendo, ficaria no júri para prestigiar, ou voltaria para o escritório para dar conta de meus afazeres, e que minha resposta estaria dada daquela maneira.

Nós vivíamos a caçar talentos.

No dia marcado fui ao júri, cheguei discretamente, sentei bem atrás, sem ser notado, bem na hora que a nova estrela tinha começado a falar. Torcia para ser verdade, pois estávamos precisando de quadros para fortalecermos a advocacia de júri, como ainda estamos.

Nas primeiras palavras já deu para sentir que meu amigo tinha se iludido. Retornei para meu escritório. Ao conversamos depois, embora tachando-me de apressado e radical na avaliação, concordou comigo.

Passado algum tempo vi aquele jovem rapaz, feliz da vida, trabalhando nos empreedimentos empresariais de seu pai, e conversando com ele disse-me que o júri não era sua praia. Cada um no seu lugar!

Como bem disse René Ariel Dotti, nos primeiros momentos da fala de alguém, já é possível saber que fruto aquela árvore vai dar.

Nenhum comentário: