segunda-feira, 18 de julho de 2011

A resposta de Jesus a um advogado

No livro de James Hunter, O Monge e o Executivo, encontrei a seguinte passagem, onde o autor narra um encontro entre Jesus e um advogado. Vejamos:

"Muito tempo atrás, um advogado - chamavam os advogados de escribas - perguntou a Jesus qual o mandamento mais importante do judaísmo. Tente compreender o contexto em que esta pergunta foi feita. O judaísmo evoluíra durante muitos séculos e foi gravado em milhares de velhos pergaminhos, mas o advogado queria saber a única coisa importante da religião! E Jesus lhe disse simplesmente que era amar a Deus e ao próximo".

O advogado, diante de tantas leis, queria saber a essência, o sumo, a substância, o que tinha de mais importante, o princípio reitor na mensagem do Divino Mestre. Queria saber da lei das leis, queria saber de uma lei capaz de conter todas as outras.

E a pergunta foi muito inteligente, porque sem ela não teríamos a frase Jesus. Se praticássemos, todos nós, realmente, esse grande mandamento, não haveria a necessidade de termos tantas leis, tantos códigos; não haveria necessidade de termos tribunais, polícia, advogados, juízes, promotores, delegados.

Como apólogo da advocacia não poderia deixar de narrar a passagem do livro de James Hunter que fala desse encontro entre Jesus e um advogado, e que está registrado na Bíblia em Mc 12, 28-34.

Fico honrado em ter sido um dos nossos a fazer a pergunta que levou o Mestre a responder com tão sábias palavras a famosa frase "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", mostrando que isso é a essência de todas as leis, de todos os mandamentos da espiritualidade.

Nenhum comentário: