segunda-feira, 25 de julho de 2011

Advocacia: a profissão do exame!

Não, não é do exame de ordem que estou falando. É da capacidade de examinar. Já falei deste assunto outras vezes, mas agora ele me vem de maneira diferente.

A advocacia é uma profissão do exame. O advogado examina tudo, tem que examinar, quanto mais examina as coisas numa perspectiva global, melhor advogado se torna.

Examina a causa na hora de aceitá-la ou não. Examina o cliente para ver se vale a pena torna-se dele companheiro de viagem. Examina as provas, examina a argumentação, as versões, as opiniões, as teses, as verdades.

É da natureza da advocacia examinar, analisar, ponderar, perquirir, indagar, contraditar, raciocinar. O advogado é um homem da razão, e dessa faculdade desenvolvida é que surge a virtude de examinar bem os fenômenos.

Enquanto uns aceitam tudo bem rapidamente, sem maiores verificações, o advogado mergulha no oculto, no escondido, no não-dito, e encontra muitas vezes ali uma verdade completamente diferente, uma visão mais clara da realidade das coisas.

A capacidade de examinar é da própria natureza da advocacia, tão importante que sem isso não existiria verdadeiro advogado. Imagine um advogado assim!?

Nenhum comentário: