terça-feira, 12 de julho de 2011

A alta advocacia

Nossa profissão de advogado é iluminada por inúmeros decálogos, credos, mandamentos, conselhos, que se tornaram ontológicos, essenciais, um verdadeiro oriente, de onde jorra elevada sabedoria.

Santo Ivo, Santo Afonso Maria de Ligório, Eduardo Couture, Angel Ossório, Rui Barbosa, e tantos outros, deixaram registrados em imorredouras letras o que se tem de mais fino na consciência humana no que se refere a arte de advogar.

Rodolfo Luiz Vigo, catedrático, filósofo do direito, também registrou seus Mandamentos del Abogado, escrevendo:

I - Se prudente; II - Se justo; III- Se valiente; IV- Se solidario; V- Se leal; VI- Se responsable; VII- Se estudioso; VIII- Se humilde; IX - No mientas.

Após cada mandamento, Rodolfo Luiz Vigo traz explicações profundas de seus significados. Quando fala de se prudente, afirma: guiate por la reta razon de manera que atuar en caso particular, te ajuste a las exigencias de la profissión y la etica.

Todos esses ensinamentos, de la reta razon, fazem parte da alta advocacia, que é um lugar luminoso da consciência profissional. Um lugar onde é sublime o pensamento, onde é refinado o sentimento, onde são heroicas as ações, onde se encontram juntas e em harmonia as ciências da psicologia, da filosofia, da história, do direito, da espiritualidade. É um lugar do ser, onde flui as águas doces do conhecimento.

Nenhum comentário: