terça-feira, 5 de outubro de 2010

A verdadeira revolução

Lendo o livro 100 Maneiras de Motivar as Pessoas, do advogado Scott Richardson, em coautoria com Steve Chandler, encontrei uma frase de Gandhi e fiquei meditando a respeito:

"Você deve ser a mudança que deseja ver nos outros".

Seu eu quero que uma pessoa seja mais calma comigo, eu preciso ser mais calmo com ela.

Seu eu quero que um amigo seja mais próximo de mim, eu preciso me aproximar mais dele.

Seu eu quero que as pessoas me escutem, eu preciso saber escutar as pessoas.

Seu quero que me tratem com gentileza, eu preciso ser gentil.

Se tudo o que a gente quer melhorar nos outros fosse em nós mesmos melhorado conheceríamos também a mudança nos outros.

É uma frase muito profunda, essa de Gandhi, que nos desafia a primeiro cuidar de nós, dos nossos defeitos, de nossas falhas, de nossos vícios. Mudando a si mesmo o homem consegue mudar o mundo, esta é a verdadeira revolução.

Nenhum comentário: