quinta-feira, 27 de maio de 2010

Antes de falar

Antes de falar no júri procuro ouvir e sentir, com discrição, as observações das pessoas que acompanham o julgamento... os serventuários, os policiais, os amigos, os curiosos, etc.

Como uma tese, como uma pergunta, como um comportamento ou algo qualquer é analisado por quem está de fora do caso?

O júri representa o povo, e o que o povo sente é mais ou menos o que está também sendo refletido no Conselho de Sentença, basta lembrarmos das pesquisas de opiniões, que não entrevistam todas as pessoas, mas apenas uma certa quantidade delas para saber o que o todo pensa, ou pelo menos qual a sua tendência.

Conhecer o que o senso comum pensa do caso é fundamental no trabalho do advogado, que com habilidade saberá enriquecer sua oratória com as opiniões que circundam o tribunal do júri.

Muitos argumentos defensivos relevantes colhi das observações de pessoas que assistiam aos julgamentos. Quem se dedica no estudo da arte de argumentar sabe da importância de ter a mente aberta para ouvir com atenção o que os outros tem a dizer.

Foi com essa ciência da observação que muitos homens do passado, chamados de rábulas, mesmo não tendo formação jurídica, tornaram-se admirados tribunos do júri, apenas intuindo aquilo que era capaz de arrebatar, conquistar e convencer.

5 comentários:

Ítalo Gustavo disse...

Dr. Sanderson, mais uma vez darei uma sugestão sem importância.
Leia Nelson Rodrigues(principalmente o cronista). Trata-se de um misto daquilo que Waldir Troncoso Perez falou como "sair desse terra-terra" do cotidiano da vida forense. É no ínfimo que está a exuberância, como diria o poeta.
Ítalo.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Ítalo,

Seguirei seu conselho.

Li por esses dias uma frase que dizia: "nem sempre o notável saber jurídico está nos livros de direito".

abraços

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...

Sanderson,

Teu blog está cada dia melhor, tenho lido sempre teus artigos.

Parabéns.

Sinceramente,

Almir



Caro Almir

Grato por sua presença amigo,

Sei de seu bom gosto pelas boas ideias, os bons livros, as boas companhias.

abraços


Sanderson

Nostradamus França disse...

Sanderson,

Tenho acompanhando seu blog... percebendo sua busca de sempre esta atualizabdo sua página, vejo que é nessa constância que o sucesso sempre está presente.

N***

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Nostradamus

A constância é uma virtude que nos leva a vitória.

Obrigado pela sua amizade!

Sanderson Moura