quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Carta a Florindo Poesch

CARTA DO ADVOGADO MÁRCIO DAGNONI, MEMBRO DO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB ACRE AO PRESIDENTE FLORINDO POERSCH. VALE A PENA LER!

Caro amigo Dr. Florindo,

Embora seja um direito seu pedir o meu voto para a chapa a qual já declarou o seu apoio direto, vejo com tristeza esta sua manifestação, nesta hora.
 
Primeiro porque fiz o que pude para auxiliar na sua eleição e na  sua reeleição, pois nunca compartilhei com a forma como a OAB/AC era administrada antes de sua gestão. Da mesma forma fiz o que pude para honrar o seu mandato, dando minha parcela de contribuição como advogado militante que sempre honrou a profissão, não causando qualquer constrangimento à OAB e a nossa classe profissional. Da mesma forma, venho dedicando meu tempo e singelos conhecimentos junto ao Tribunal de Ética e Disciplina - TED, ao qual tenho muita honra em pertencer até a presente data.

Segundo, porque não entendo que uma "aventura nos tirará do trilho da dignificação e do engrandecimento de nossa classe e da nossa amada instituição", já que é direito nosso, na condição de advogados, lançar quantas chapas quisermos para concorrer aos cargos que nos pertencem, sem que isto signifique uma aventura. Até porque, temos excelentes nomes nas duas chapas concorrentes.
Ora, caro presidente. Nós advogados precisamos de uma OAB forte e independente. Não precisamos de grupos que se desrespeitam e se desqualificam. Precisamos, sim, de companheirismo, de solidariedade e de profissionalismo, afinal, nosso mister é sempre em prol da justiça e da sociedade.

Terceiro: vejo que o senhor, na condição de presidente deve zelar pela instituição até o derradeiro dia de seu mandato e, mesmo sendo candidato a membro do Conselho Federal, deve eximir-se de fazer campanha por uma delas, afinal, nós todos pertencemos à instituição que o senhor comanda e continuaremos sendo membros dela, depois do dia 20, independente de qual for a chapa vencedora. Vejo também que, na condição de nosso presidente, mais honroso é pedir a nossa participação nas eleições, afinal, todos os membros das duas chapas pertencem à mesma Ordem que o senhor ainda preside.

Então, faço-lhe um pedido: não use do mandato que eu auxiliei a lhe conferir; não interfira desta maneira nas eleições, afinal, não queremos que a ordem volte a ser dominada por uma pessoa, ou por um grupo qualquer.

Sempre respeitei sua conduta profissional. Neste momento especial para a nossa Ordem, peço que continue nos dando a oportunidade de continuarmos a respeitá-lo.

Receba meu abraço amigo.

Atenciosamente,

Márcio Dagnoni
Advogado
 

Nenhum comentário: