segunda-feira, 5 de março de 2012

Escritório de advocacia: laboratório da alma humana

Waldir Troncoso Peres, um dos maiores tribunos da história do júri brasileiro, ensina aos advogados, um sábia filosofia profissional, uma humanista lição para o exercício correto da advocacia, que venho procurando seguir:

"Nunca deixe voltar com mãos vazias aquele que lhe bater às portas do seu escritório. Se aceitar a causa, defenda-o. Se não aceitar, ofereça-lhe uma palavra de conforto, de carinho e de compreensão".

Quantas não são as pessoas que aportam num escritório de advocacia procurando solução, alívio e esperança para suas dores, aflições, desesperos? Procurando uma palavra amiga e sincera, um bom atendimento, alguém que lhe saiba ouvir com atenção e respeito?

Waldir chamava o escritório do advogado como o laboratório da alma humana, onde se desfila com toda crueza e nudez, o que o homem tem de mais baixo e de mais alto em seu espírito, em seu caráter, em sua personalidade.

O que uma pessoa levaria meses para dizer num divã do psicólogo, muitas vezes diz em minutos na cadeira de um escritório de advocacia.

Por tudo isso, o advogado tem que ter uma responsabilidade e um zelo muito grande com aqueles que lhe procuram em busca de remédio para seus males. É triste imaginar uma pessoa saindo de um escritório de advocacia com as mãos vazias, desesperançado, amargurado, com um peso quase insuportável em seus ombros.

Daí a importância de estudarmos o que diz o Mestre:"Nunca deixe voltar com mãos vazias aquele que lhe bater às portas do seu escritório. Se aceitar a causa, defendado-o. Senão aceitar, ofereça-lhe uma palavra de conforto, de carinho e de compreensão".

Um comentário:

Anônimo disse...

Todos nós seres que nos consideramos humanos precisamos de uma palavra de conforto, um olhar terno, um ombro amigo. Sabr ouvir é uma grande arte, sabemos que calar também.

* * *