quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como se defender de ataques verbais

Embora ainda não tenha uma livraria no nosso Shopping, na loja Bemol encontramos vários títulos de livros à venda. E dentre estes encontrei um que de pronto chamou-me a atenção: Como se Defender de Ataques Verbais: maneiras inteligentes de se defender de palavras agressivas, de autoria de Barbara Berckman, pedagoga e especialista em comunicação.

A autora aplica os pacíficos princípios táticos, filosóficos e espirituais do Aikido, arte marcial criada no ano de 1940, pelo Mestre Morihei Ueshiba, e os aplica inteligentemente na arte da comunicação. Traz dicas importantes de como se defender de palavras ferinas, mal- intencionadas, impondo respeito ao oponente sem perder a firmeza, o equilíbrio e a paz interior.

Não preciso nem dizer da importância que tem esse livro para os advogados, e para todas as pessoas em geral. No tribunal do Júri, nem se fala.

Não tem como contar as vezes que recebi ataques verbais, velados ou explícitos nessa minha caminhada no movimento estudantil, sindical, político e forense. Falhei na defesa em um tanto de oportunidades, mas na maioria das vezes segui o rumo correto de defesa. Continuo a aprender essa grande arte, a arte da defesa, errando, corrigindo o erro, estudando, aperfeiçoando-me na ciência defensiva.

Algo fundamental que li na obra, já diminui em grande porcentagem a desnecessidade da defesa, e isso já é arte também. Diz a autora:

"Não vale a pena reagir em certos comentários: às vezes, palavras grosseiras podem ser ditas sem má intenção,. Uma porcentagem grande de comentários que nos magoam não passa de observações imprudentes ou de uma interpretação equivocada de nossa parte."

A palavra Aikido, pode ser dividida em três: ai - harmonia; ki -energia; - caminho. Que definindo, que dizer "O caminho para a harmonização da energia". Daí já se ver a importância de desenvolver nossos talentos comunicativos para nos defendermos com sabedoria, nos tornando fortalezas salomônicas contra ataques verbais. Fácil? Quem disse isso?

Nenhum comentário: