quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A arte de argumentar, a arte de viver e a arte de advogar

Chegou em minhas mãos hoje o livro Como Argumentar e Vencer Sempre, adquirido no site Estante Virtual, grande clássico da arte da argumentação, obra rara, de autoria do brilhante e famoso criminalista americano Gerry Spencer, considerado um dos maiores advogados de júri dos EUA, um gênio da arte de convencer. 

Spence associa o poder da oratória à evolução pessoal, ao desenvolvimento moral, intelectual e espiritual do orador. Sem a conquista da credibilidade, palavra central e seus ensinamentos, pode o orador dominar todas as técnicas, todos os truques, todas as manhas, ter lido todos livros e participado de todos os cursos, mas sua oratória não passará de algo superficial, feio e vazio.

Enfatiza, para termos argumentos poderosos, nossa aliança com a autenticidade, com a individualidade, com a verdade, com a clareza de intenções, de sentimentos, de pensamentos, com  a capacidade de ouvir e de servir a ideias elevadas.

É um livro que nos anima, que faz nascer ou renascer nossa paixão pela arte de argumentar e pela arte de advogar. É um livro que além de ensinar a arte de argumentar nos ensina a arte de viver e a arte de advogar, três coisas mais próximas umas das outras do que se imagina.

Nenhum comentário: