segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Carta que recebi de um jovem estudante do Rio de Janeiro e como a respondi


Boa noite, Senhor Dr. Sanderson Moura. Meu nome é Carlos Eduardo, tenho 23 anos, morador do Rio de Janeiro e acadêmico de Direito (logo inicio o 2º período).

Sei que o Sr. não me conhece e deve estar se perguntando o por quê da mensagem, vou explicar...

Durante o meu estudo diário busco lembrar, antes de começar, dos meus objetivos, minhas motivações para conseguir uma boa concentração e foco. Um dos objetivos que sempre lembro é o de me tornar um Grande Advogado. O engraçado é que, com o tempo, nossa mente não se conforma com uma ideia tão vaga. Desse modo, questionamentos começaram a pipocar... afinal, o que é ser um Grande Advogado? Como chego lá ? Quais livros, caminhos, hábitos, princípios?

Em razão disto, decidi que no Sábado eu descobriria tais respostas. Quando estava pesquisando, surgiu o seu blog. Comecei a rolar a pagina para baixo e observar o que você postava, suas ideias, os livros, pensamentos... passei muito tempo lendo e obtive muitas respostas.

Desde já, agradeço. Mas como você deixou o contato no blog senti a vontade de perguntar a um dos Grandes, diretamente. Sei que é um homem de muitos afazeres e talvez não tenha tempo. Contudo, se puder me ajudar mais um pouco ficarei grato e imensamente feliz em aprender.

Então pergunto:

Para você o que é ser um Grande Advogado?

Como chegar lá ?

Por onde posso começar ?

Quais livros básicos você indicaria ?

Como faz para ler tantos livros (Técnica,Método)?

Quais hábitos? E princípios ?

Obs: Vou continuar acompanhando o blog, já está salvo nos "favoritos". Um grande abraço e obrigado.

Att., Carlos Eduardo

MINHA RESPOSTA

Olá amigo Carlos Eduardo,

Foi com alegria que recebi sua carta com palavras de carinho e admiração pela minha pessoa.
O meu blog responde muitas de suas indagações.

Sinto que você é um vocacionado, e isso é o que faz de uma pessoa um grande advogado. A palavra advogado tem a mesma origem da palavra vocação - 'ad vocare', aquele que é chamado.

Claro que outras coisas são necessárias para que o talento desabroche, mas tudo é em decorrência do chamado: ler muito, admirar os grandes advogados, conhecer suas grandes defesas, assistir filmes de julgamento, conhecer a natureza e a história de nossa profissão.

Quem tem vocação e procura desenvolvê-la encontra o caminho, como você já vem encontrando; atrai pessoas, livros, circunstâncias, encontra tempo pra ler, descobre métodos, técnicas, hábitos, princípios, segredos profissionais...

Continue buscando que acharás o caminho da grandeza profissional. Conheça a si mesmo, espiritualize-se, leia muito, pratique meditação, seja positivo, não perca jamais o entusiasmo - o Deus interior que nos move.

Existem muitos livros importantes, mas leia Grandes Advogados, Grandes Julgamentos, no Júri e Noutros Tribunais, de Pedro Paulo Filho.

E quando você tiver crescendo rumo a grandeza, não se intimide com as pedradas, continue subindo, continue subindo. Abraços fraternos,

Sanderson Moura

Nenhum comentário: