quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Advocacia: uma constante busca pela competência

Iniciando meu ano forense. Amanhã, dia 16, às 7: 30 min, tenho meu primeiro júri do ano, na 2ª Vara do Júri de Rio Branco.
 
Estou lendo Os Julgamentos de Nuremberg, lançado recentemente pela editora M. Books.
 
Algo que gosto de fazer é ler livros sobre casos criminais famosos, e assistir à filmes de julgamentos; assimilo ideias, aprendo técnicas, táticas e estratégias de defesa e acusação, amplio meus conhecimentos, aperfeiçoo minha oratória, melhoro minha competência profissional.
 
Um dos acusados neste julgamento foi Seys Inquart, que escolheu para defendê-lo um advogado por demais incompetente. Um dos juízes da Corte de Nuremberg, ao ver a lamentável atuação do advogado, comentou: "A ausência de competência do advogado é um aviltamento desta grandiosa profissão".
 
 Eis um dos maiores deveres do advogado: estar em constante busca pela competência.

Nenhum comentário: