segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Resiliência: uma qualidade dos vitoriosos

Minha esposa Neydeanne, estudante de psicologia, me perguntou se eu sabia o que era resiliência. A pergunta seria um teste para ver, segundo ela, se eu tinha realmente um vocabulário amplo.

Na advocacia, no tribunal do júri, espaços acirrados de luta de ideias, é a resiliência uma nobre qualidade a se cultivar. Pensando nisso respondi a minha esposa:

- Resiliência é resistência.

Ela falou que o significado era outro. Que estava estudando o assunto na faculdade. E explicou que resiliência é a capacidade do indivíduo de superar, com espírito positivo, os obstáculos, as dificuldades, as crises, as encruzilhadas.

- Então, tudo isso é resistência às pressões, às tempestades, às procelas da vida, resiliência é prova de fogo, se passar sobe um degrau rumo aos céus - complementei.

Uma pessoa resiliente é uma pessoa inteligente. Aproveita as dificuldades para crescer, para amadurecer, para progredir. E é inteligente exatamente porque sabe que isso faz parte do seu desenvolvimento pessoal.

É a resiliência uma qualidade do espírito forte e resistente. É uma qualidade que diferencia os vitoriosos daqueles que fazem da vida um muro de queixas, resmungos e lamentações.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sanderson,

Compartilho aqui também em seu espaço um pensamento sobre o tema por você postado, o qual me fez refletir algumas questões. Entendo que o sucesso é algo que não é definitivo, como também o fracasso nunca seja fatal. Nesse contexto a coragem é fundamental. Coragem para enfrentar os percalsos da vida e coragem para obter forças para ser vitorioso.
Não sei se esse pensamento condiz, mas vejo que ser resiliente requer também ser corajoso em muitos sentidos., ter coragem. A pessoa resiliente requer enfrentar as verdades da vida e encaralas de forma positiva.
Diante disso tudo a profissão de advogar requer resiliencia, perseverança e é justamente esses que chegam a vitoria. A grande vitoria de suportar a dor de ser o que é.

* * *

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo,

Seu texto enriquece a abordagem sobre a resiliência.

Sem coragem não há resiliência.

Sanderson

Amarísio Freitas disse...

O termo resilência foi e é usado muito no meio empresarial e trabalhista como capacidade de transitar entre o fracasso e o sucesso, a vitória e a derrota, coisas antagônicas, mas sem perder a crença de que é possível vencer e que mesmo quando a vitórioa não vier, lições deverão ser apreendidas. É totalmente cabível em qualquer profissão ou situação onde o ser passe por provações e tenha que "sair do fundo do poço" para o oásis da realização.