segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pedradas e elogios

Durante a longa história da advocacia criminal, esta relevante profissão da consciência humana tem sido feita de pedradas e elogios.

O advogado criminalista deve ter o talento para transcender a fugacidade dessas manifestações. O advogado que se deixa amedrontar pelas pedradas que constantemente recebe não é digno deste nome. O advogado que se perde nos elogios que constantemente recebe fica refém deles, despreparado para receber uma crítica.

Mas tanto as pedradas como os elogios, se bem aproveitados e compreendidos, são os melhores mestres da advocacia criminal.

Com as pedradas vejo o tanto que eu preciso evoluir, mas também passo a conhecer melhor o outro, suas razões, explícitas ou ocultas, positivas ou negativas, que fizeram levar as mãos para cima e a impulsionaram para baixo acertando a pedrada bem em cheio.

Com os elogios posso perceber o quanto existe de falsidade no mundo, pois muitos deles são interesseiros, são pedradas mais sutis. Mas aprendo também que existem pessoas que tem a nobre capacidade de reconhecer as realizações dos outros.

Quanto mais se desenvolve no advogado essa compreensão da natureza humana, mais ele cresce em consciência, em liberdade, em vigor moral, abolindo-se da escravatura emocional das pedradas e dos elogios.

2 comentários:

MARCO AURELIO disse...

è com agradecimento, satisfação e alegria que venho, por intermédio deste, parabénizar, elogiar e demonstrar o reconhecimento ao mestre, jurista e douto Sanderson Moura pelas verdadeiras, claras e precisas palavras ao edificar, conceber e nos presentear com o texto "Pedradas e elogios", haja vista que fiz tal leitura espelhando-me no dizer do grande mestre São Tomaz de Aquino, que nos deixou o legado de que "a Humildadade é o primeiro passo para a sabedoria", e, com toda a certeza, as palavras demonstradas, refletidas e escritas no texto em comento, demonstra a sabedoria concreta, a experiência e o preparo que envolve o dia-a-dia do advogado criminalista. Parabéns grande mestre.
Atenciosamente.
Marco Aurelio Guilherme Flores
marco.bef@hotmail.com

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Marco Aurélio,

Grato por suas bonitas e incentivadoras palavras.

Que Deus nos auxilie em nossa caminhada.

Abraços

Sanderson