sexta-feira, 9 de julho de 2010

A dimensão espiritual da comunicação

As 7 Dimensões da Comunicação Verbal é um interessante livro escrito por Reinaldo Passadori, líder nacionalmente reconhecido no campo da comunicação.

As 7 dimensões da comunicação verbal, segundo o autor, são: comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, comunicação vocal, comunicação corporal, comunicação técnica, comunicação intelectual e comunicação espiritual.

O desenvolvimento da espiritualidade, a busca pela evolução, pelo despertar da consciência, pelo autoconhecimento são exigências da nova era em que vivemos, com forte impacto na arte de liderar e de se comunicar bem.

Ensina Passadori que "pessoas com comunicação espiritual desenvolvida são simples, generosas, espontâneas, livres, vivem cada dia intensamente e não se vangloriam de suas conquistas nem de suas qualidades. Irradiam otimismo, vitalidade e bondade. São felizes e levam sua felicidade a todos que com elas convivem. Também se sentem seguras porque não têm nada a esconder, a dissimular ou a conspirar. Sua trajetória é pautada por valores fundamentais como a ética, a civilidade e o propósito de participar da construção de uma sociedade mais justa".

Realmente existe a dimensão espiritual da oratória, que é basicamente a força do bem. Pessoas espiritualizadas colocam seu poder verbal a serviço da justiça, da verdade, da evolução da consciência humana, do progresso das instituições.

Para Passadori "uma pessoa pode conseguir falar bonito, pode ter boa voz, pode ser capaz de organizar intelectualmente as suas ideias, ser tecnicamente perfeita, mas se não se desenvolver e mantiver a dimensão espiritual, as suas decisões, a sua participação, a sua influência no grupo e mesmo no mundo, poderá ser nula ou até mesmo destrutiva".

Vejo na dimensão espiritual da comunicação o próprio fundamento da boa oratória, o sal que dá o sabor à mensagem, o componente da sabedoria iluminando as palavras que saem do ser do orador.

Nenhum comentário: