segunda-feira, 1 de setembro de 2008

As trevas do fanatismo

O fanatismo é um mal da alma e uma doença da mente. Impede de ver outras verdades.

O fanático é um homem gosmento, estreito, chato, insuportável, irritante, por isso, burro.

Só a ideologia dele ou só religião dele é a verdadeira, só ele sabe.

Quando alguém o questiona sobre algum ponto absurdo, ele sempre vem com a história de que a pessoa não está preparada ainda para entender o que ele prega. A risada sem graça, o sarcasmo trevoso, a pedância doentia, o amargo de sua fala, o olhar policialesco, tudo isso faz do fánatico a abominação dos homens.

Talvez o pior fanatismo seja o religioso. Voltaire travou contra essa sanguinária loucura as mais memoráveis batalhas do espírito humano.

O fanático só convence as pessoas do seu círculo, porque os ilude, apagando a luz da consciência.

Se a verdade que ele diz possuir fosse realmente verdade ele a colocaria aos olhares de todos, para ser analisada, avaliada, contraditada, questionada, não se esconderia na escuridão da noite, fugindo da luz das estrelas.

Gosto de um frase de Santo Ambrósio e procuro me guiar por ela como remédio a evitar qualquer sinal de fanatismo.

"Toda verdade, seja lá por quem tenha sido dita, provém de Deus".

Não existe só um caminho (religião) para se chegar à Força Superior. Ninguém no mundo pode me convencer do contrário, só se minha mente estiver conspurcada pela fanatismo.

Claro que existem caminhos melhores, mais suaves, mais sinceros e cabe a cada um descobrir seu caminho e a melhor forma de caminhar, sempre com humildade, pressuposto da sabedoria.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Toda verdade, seja lá por quem tenha sido dita, provém de Deus" - está frase não encontra apoio bíblico, e não é questão de fanatismo, apenas de conhecimento bíblico e também de acreditar que a palavra de Deus é suprema, assim como o seu criador. Deixo-lhe dois textos para provar isso: Jo 14:6 - "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."; Jo 8:32 - "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Entende-se que a verdade é Jesus.
Gosto muito dos seus textos, vc escreve bem. Abraços!!!

Sanderson Silva de Moura disse...

Vejo com muito respeito a sua opinião.

Jesus realmente é o grande caminho, a grande verdade e a grande vida.

Agora posso encontrar esse caminho não apenas na igreja tal. Acredito que você concorda comigo neste aspecto.

Eneide Sena Macambira Bastos disse...

Eu estava pesquisando um caso de fanatismo ocorrido no Acre, para postar na Comunidade "DEUS" do Orkut e me deparei com esse BLOG. Concordo plenamente, o fanatismo é um grande gerador de violência.

Lendo este texto, parece até que eu escrevi cada palavra dele, pois penso da mesma forma.

Os fanáticos são violentos, egosistas e separatistas, para eles basta "aceitar a Jesus" e as portas do céu já se abrem, mas não prestam atenção nas atitudes de vida que devemos ter em relação ao próximo.

O fanático é altamente perigoso, a prova disso é aquele caso do Totó em Tarauacá, onde mataram várias pessoas sob a alegação de que estavam possessas pelo demônio.

Uma das coisas que eu mais abomino é o fanatismo, inclusive sofri muito com o fanatismo do meu pai que via o demônio em tudo e nos privava de vida social, só podíamos ir à igreja.

Parabéns pelo texto!